A Prefeitura de Birigui suspendeu, por tempo indeterminado, o transporte de pacientes para Araçatuba, impactando diretamente o atendimento médico de mais de 50 pessoas por dia. A interrupção foi atribuída à manutenção de dois automóveis e uma van de 18 lugares, essenciais para o serviço.
Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, esforços estão sendo feitos para minimizar os transtornos, incluindo pedidos de empréstimos de veículos de outras pastas e a solicitação de dois automóveis à Câmara Municipal. Enquanto as solicitações aguardam aprovação, usuários enfrentam dificuldades para acessar consultas e tratamentos.
Entre os casos reportados, destaca-se o de uma idosa de 81 anos que aguardou mais de seis horas pelo transporte, sem sucesso, devido a uma falha de comunicação no setor responsável. Como consequência, ela perdeu a consulta e precisou remarcar o atendimento. Cancelamentos frequentes de viagens previamente agendadas têm prejudicado pacientes em situação de vulnerabilidade social, que dependem exclusivamente do transporte público para tratamento.
Em nota, o prefeito Leandro Maffeis informou que o setor de transporte entrará em contato com pacientes agendados assim que a situação for normalizada. A Prefeitura também ressaltou que mantém uma média de 1.400 atendimentos mensais no transporte médico, mas reconheceu o impacto gerado pela atual indisponibilidade de veículos.
O presidente da Câmara Municipal, André Fermino, declarou que o pedido da Prefeitura para a cessão de dois automóveis está em análise no Departamento Jurídico e reforçou o compromisso do legislativo em colaborar com soluções. No entanto, Fermino também criticou a falta de planejamento da administração municipal, apontando a necessidade de uma gestão mais eficiente para evitar situações como esta.
Nota da Prefeitura
“A Secretaria de Saúde informa que vem solicitando auxílio de outras pastas nos empréstimos de veículos, porém estamos aguardando a disponibilização dos mesmos. Também solicitamos a liberação dos dois veículos da Câmara Municipal e estamos aguardando a liberação por parte do nobre Presidente. Pedimos aos usuários que aguardem, pois o setor de transporte responsável por esta demanda, entrará em contato para avisar os pacientes que já se encontram agendados.”
Nota do presidente da Câmara
Nos últimos 6 meses, devolvemos mais de R$ 2 milhões aos cofres da Prefeitura de Birigui. Nesta semana, será realizada a devolução de mais R$ 1,2 milhão, que contribuirá para o pagamento do 13º salário dos servidores municipais. Essa conquista reflete a gestão eficiente e responsável desta Câmara, com uma economia histórica alcançada pelo esforço conjunto de todos os vereadores.
Com relação à solicitação da Prefeitura para a cessão de dois veículos da Câmara para o transporte de pacientes, informo que o pedido chegou à Presidência nesta semana e já foi encaminhado ao Departamento Jurídico para análise legal. Reafirmo que a Câmara está, e sempre estará, à disposição da população para colaborar com soluções que melhorem os serviços prestados.
No entanto, é preciso ressaltar que a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, não tomou medidas efetivas para resolver os problemas que afligem quem mais necessita do sistema de saúde. Situações como essa, que dependem de planejamento e gestão eficiente, têm sido deixadas de lado pela atual administração.
Quando assumi o cargo de Prefeito, lembro que, em um gesto de priorizar a saúde, doei o carro oficial do gabinete para o transporte de pacientes. Infelizmente, esse ato foi revogado pela atual gestão. Além disso, é inaceitável que existam veículos parados na Secretaria de Assistência Social, enquanto pacientes em seu momento mais difícil não conseguem locomoção, é vergonhoso. Falo também das emendas que vereadores trouxeram e a atual administração perdeu os recursos, exemplo rápido: Cabo Wesley e Pastor Reginaldo.
Esta Presidência reitera o compromisso de trabalhar incansavelmente para atender às necessidades da nossa população, cobrando eficiência e seriedade das secretarias e reforçando nosso papel como fiscalizadores do bem público.”
Presidente da Câmara Municipal André Fermino.