Um homem foi preso com espingarda, munições e uma armadilha para caça de javaporco neste sábado (7) durante uma ação de policiais ambientais em uma área de preservação no município de Suzanápolis, na região de Pereira Barreto, a 130 quilômetros de Araçatuba.
Durante patrulhamento, a equipe viu um veículo parado nas margens de uma área de preservação permanente, sendo que o condutor estava ao lado. Ao ser indagado se praticava a caça, informou que sim, onde a equipe logrou êxito em localizar uma armadilha de grande porte.
Ao indagar se possuía arma de fogo, informou que não. No entanto, a equipe realizou buscas pelo local, sendo encontrado um tubo enterrado, contendo em seu interior uma arma calibre 22 e quatro munições calibre 22, intactas.
Ao ser questionado se possuía documentação da arma e autorização para o controle do javali ou javaporco, o autor disse que não. Diante dos fatos, na esfera administrativa, foi lavrado Auto de Infração Ambiental, com a penalidade de multa simples no valor de R$ 500,00, por caçar espécime da fauna silvestre, sem autorização da autoridade competente.
Na esfera penal, foi dado voz de prisão em flagrante delito, conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Pereira Barreto, com base no Estatuto do Desarmamento. Ele acabou sendo liberado após pagamento de fiança.