Os bombeiros de São José do Rio Preto (SP) retomaram, na sexta-feira (6), as buscas por Edson Ramos, de 24 anos, desaparecido há 12 dias na Cachoeira do Talhadão, em Palestina (SP). O jovem foi levado pela correnteza do Rio Turvo no dia 24 de novembro.
A operação foi reativada após pescadores relatarem um cheiro forte nas margens do rio. Ao verificar o local, os bombeiros encontraram um animal morto, mas decidiram continuar as buscas, empregando três mergulhadores para examinar as condições da água na área.
Edson, morador de Olímpia (SP), estava em Palestina com amigos de sua igreja participando de um retiro. No dia do desaparecimento, ao tentar retornar para casa, enfrentou problemas mecânicos no carro e voltou à cachoeira para buscar ajuda. Pouco depois, foi arrastado pela força das águas. O momento do desaparecimento foi registrado por uma turista.
A mãe de Edson, Elizabeth Ramos de Carvalho, acompanha as buscas com grande angústia e cobra mais efetividade nas operações. “Os bombeiros deveriam usar drones e cães farejadores. Não entendo por que isso não está sendo feito”, afirmou. Ela também destacou que o filho já havia visitado a cachoeira em outras ocasiões com o mesmo grupo religioso.
Após o incidente, a Prefeitura de Palestina instalou sinalização provisória para alertar os banhistas sobre o risco de afogamentos na Cachoeira do Talhadão. De acordo com o município, as placas anteriormente instaladas haviam sido removidas, mas ainda não se sabe por quem.