A Polícia Civil realizou o transporte de órgãos para o transplante de um paciente em São Paulo. A equipe do Serviço Aerotático (SAT) foi acionada no domingo (6) pelo Central de Transplantes do estado.
Os policiais se deslocaram até Ribeirão Preto, no interior paulista, juntamente com a equipe médica para realizar a captação de um fígado e um rim do doador. O percurso até a capital paulista, de pouco mais de 300 quilômetros, foi realizado em meia hora a bordo de uma Cessna turboélice da corporação.
A aeronave pousou no Aeroporto Campo de Marte, na zona norte da capital paulista. Para agilizar o processo, foi necessário usar o Helicóptero Pelicano, que se deslocou até a unidade de saúde, na zona sul da cidade.
O receptor dos órgãos foi um homem de 69 anos que estava na fila de transplantes. A cirurgia aconteceu logo que os órgãos chegaram ao hospital.
O delegado Fábio Pimentel, do SAT, contou que cada órgão tem um tempo máximo de isquemia fora do corpo humano, por isso as equipes se empenharam para agir com rapidez e precisão. O acionamento aconteceu para viabilizar a cirurgia no menor tempo possível. “As nossas aeronaves são utilizadas não só para integrar a frota da Polícia Civil, mas também em benefício da população do estado de São Paulo”, afirmou.