Um presidiário do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São José do Rio Preto foi flagrado no final de semana após engolir três minicelulares, quatro baterias, três fones de ouvido, um cabo USB e três porções de maconha. A ocorrência foi registrada no sábado (5), mas o flagrante ocorreu um dia antes, quando um agente penitenciário notou uma imagem suspeita na altura da cintura do detento durante uma revista.
O exame de scanner corporal confirmou a presença dos objetos no organismo do preso. Ainda no CPP, o detento conseguiu expelir os três celulares – que tinham capas protetoras – e as baterias. Ele também confessou ter engolido outros itens.
Posteriormente, o homem foi levado ao Hospital de Base da cidade, onde eliminou o cabo USB e as porções de maconha. Todos os objetos foram apreendidos e o caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia para as providências cabíveis.
Esse não é o primeiro caso do tipo no sistema prisional brasileiro, onde detentos tentam burlar a vigilância ingerindo objetos ilícitos. As autoridades reforçam a necessidade de fiscalização rigorosa para coibir essas práticas.