Colaboradores de uma empresa com sede em Jaboticabal e escritórios nas cidades de Lins e Araçatuba registraram boletins de ocorrência após descobrirem que foram induzidos a devolver um bônus legítimo acreditando se tratar de um erro. O caso, que veio à tona nesta sexta-feira (4), envolve a suposta atuação de um coordenador da empresa, que teria solicitado a devolução dos valores.
Segundo os relatos das vítimas, no dia 6 de março, os funcionários receberam um abono de produção no valor de R$ 500,00 junto ao salário mensal. Durante uma reunião realizada em um dos escritórios da empresa em Lins, o coordenador reuniu os trabalhadores e alegou que o valor havia sido depositado por engano no sistema de folha de pagamento.
Na ocasião, ele orientou que cada funcionário realizasse a devolução do valor via Pix diretamente para o seu CPF pessoal. Confiando na hierarquia, diversos colaboradores seguiram a orientação e transferiram os valores solicitados.
Entretanto, os trabalhadores foram posteriormente informados de que o valor recebido fazia parte de um bônus autorizado pela própria empresa, e que não havia qualquer erro no pagamento. Em um dos casos, um funcionário procurou o sindicato da categoria, que afirmou não ter conhecimento do fato e recomendou que fosse feito o boletim de ocorrência.
Até o momento, os valores não foram restituídos e a empresa, segundo as vítimas, não se posicionou formalmente sobre o caso. A Polícia Civil classificou as ocorrências como furto mediante fraude, e os casos serão encaminhados para investigação.