A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na segunda-feira (31/03), uma ação educativa no Calçadão da Marechal Deodoro e na Praça Rui Barbosa para sensibilizar e conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A mobilização antecedeu o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira (2), e marcou o início das atividades da campanha Abril Azul no município.
A atividade contou com a participação equipe do Centro de Apoio Educacional Especializado e Multidisciplinar (Caema), Divisão da Educação Especial Inclusiva e professores do Atendimento Educacional Especializado e Equipe Multidisciplinar.
Folhetos
Durante a mobilização, foram distribuídos folhetos informativos ao público, com orientações sobre os sinais do TEA e explicações sobre o símbolo da causa — a fita ou laço colorido em forma de quebra-cabeça. O objetivo da iniciativa foi ampliar o conhecimento da população sobre o autismo e estimular a empatia com as pessoas que vivem com essa condição.
A secretária municipal de Educação, Heloisa Helena Vieira de Melo, destacou a importância de ações educativas para fomentar a inclusão. “A conscientização sobre o autismo é fundamental para promover a inclusão e combater a discriminação. Campanhas educativas esclarecem a população sobre o TEA, desmistificam conceitos errôneos e incentivam a criação de ambientes mais acolhedores e adaptados às necessidades das pessoas autistas”, afirmou.
Abril azul
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo marca o início da campanha “Abril Azul”, mês dedicado à difusão de informações sobre o TEA e ao combate ao preconceito. Em 2025, a campanha nacional adota o tema “Informação gera empatia, empatia gera respeito!”, com a hashtag #respectro sendo utilizada nas redes sociais.
Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 100 crianças no mundo é diagnosticada com autismo. No Brasil, esse número representa cerca de seis milhões de pessoas.
O TEA é uma condição neurológica que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. Os sinais geralmente surgem nos primeiros anos de vida e variam em intensidade. Algumas pessoas com TEA vivem com autonomia, enquanto outras necessitam de apoio contínuo ao longo da vida.