A GS Inima SAMAR emitiu uma nota, diante da repercussão da má qualidade da água e mortandade de peixes no rio Tietê, na região de Araçatuba, informando que mantém um monitoramento permanente da água captada no Rio Tietê, em Araçatuba, e garante a qualidade da água que é tratada e distribuída para parte da população de Araçatuba.
Todo o tratamento é feito com base nos parâmetros determinados pelo Ministério da Saúde, bem como o monitoramento da qualidade da água que chega às torneiras depois do tratamento. Por causa dos problemas de excesso de algas verificados no Rio Tietê, a empresa adotou a estratégia de diminuir o volume de água captada aumentando a produção dos poços profundos, além de ajustar a dosagem de produtos químicos de acordo com os resultados de ensaios de laboratório.
O rio Tietê abastece 40% da população de Araçatuba. Em operação normal, são captados 700 metros cúbicos por hora no rio Tietê. Por causa dos problemas com as algas, essa captação foi reduzida para 420 metros cúbicos por hora. Com menor volume de captação, o abastecimento está sendo reforçado pelo poço profundo do Ipanema.
Importante ressaltar que apesar do aumento da presença de algas no rio, não há alteração na qualidade da água depois do processo de tratamento e essa mudança não afeta em nada o abastecimento. Estamos acompanhando o cenário do Rio Tietê e tomando todas as medidas necessárias para não impactar na qualidade e no abastecimento da região atendida por esse manancial.