Uma promoção de ovos em um supermercado de Fortaleza, no Ceará, gerou grande tumulto entre os consumidores na última sexta-feira (28). A oferta, que vendia uma cartela com 20 ovos por R$ 8,99, atraiu uma multidão ao estabelecimento, resultando em empurra-empurra e desordem.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram clientes disputando caixas de ovos, em meio a uma aglomeração intensa no local. Algumas pessoas relataram dificuldades para pegar os produtos, e uma mulher afirmou ter se machucado durante a confusão. Segundo seu relato, publicado no perfil do supermercado, ela foi derrubada, pisoteada e sofreu diversos hematomas.
A promoção ocorre em um momento de alta no preço dos ovos no Brasil. Segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), divulgado pelo IBGE na última quinta-feira (27), o alimento registrou um aumento médio de 19,44% em março. Em Fortaleza, no entanto, a alta foi menor, com reajuste de 12,8% na dúzia.
Apesar da elevação dos preços, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) considera o aumento sazonal, sendo influenciado, entre outros fatores, pelo período da Quaresma. A demanda mais intensa nessa época do ano pode ter contribuído para a procura elevada pela promoção no supermercado cearense.