Os primeiros dias de abril devem marcar a chegada do primeiro pico de frio do outono na região Sudeste, com temperaturas mais baixas especialmente no estado de São Paulo. O fenômeno será influenciado por uma frente fria que se forma entre a Argentina e o Uruguai na próxima segunda-feira (31/3), intensificando a umidade e o avanço de ar polar sobre o Brasil.
De acordo com a Climatempo, o sistema também afetará partes do Sul e Centro-Oeste, mas sem extremos de frio nesta primeira onda. “A umidade seguirá mais presente sobre o Sul, com pancadas de chuva forte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná até meados da semana”, explica o instituto.
Conforme a frente fria avança, os ventos gelados devem atingir o Sudeste, mas a queda mais significativa nas temperaturas está prevista apenas para o primeiro fim de semana de abril (5 e 6/4). Apesar do resfriamento, a Climatempo ressalta que não há expectativa de frio intenso nesta fase inicial do outono.
Enquanto isso, os paulistas devem se preparar para um gradual abaixamento dos termômetros, marcando a transição típica da estação. No Sul, as chuvas podem ser localmente fortes, exigindo atenção para possíveis alagamentos.