Um homem de 25 anos causou pânico na UBS Atlântico, em Araçatuba (SP), nesta quinta-feira (27/03), ao ameaçar a equipe médica com uma faca de cozinha. O paciente, que já era conhecido da unidade por fazer tratamento psiquiátrico, chegou por volta das 7h20 em claro estado de surto.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, o homem chegou falando alto na recepção e mostrou a faca – do tipo açougueiro, com cabo branco – para as funcionárias. As ameaças foram se intensificando conforme o tempo passava. “Vou matar a psiquiatra”, afirmou o homem, segundo o registro policial. Ele exigia ser atendido imediatamente e ameaçava: “Se não me derem o encaminhamento, mato todos aqui. Amanhã vocês não estarão mais vivos”. Em determinado momento, chegou a justificar suas ameaças dizendo que “nada aconteceria com ele por ser doido”.
A enfermeira que prestou queixa na delegacia relatou que o paciente, conhecido da equipe por seu tratamento regular, nunca havia manifestado tal nível de agressividade. Era a primeira vez que ele agia dessa forma.
A situação só foi controlada com a chegada da Guarda Civil Municipal, acionada pela equipe da UBS. Os agentes Lima e Costa conseguiram conter o paciente sem necessidade de uso da força. O SAMU também foi chamado ao local e, após avaliação, encaminhou o homem para o Pronto Socorro Municipal, onde passaria por nova avaliação médica.
A faca apreendida foi recolhida como prova material.