Uma moradora de Andradina a 100 quilômetros de Araçatuba, foi autuada em R$ 6,5 mil durante uma ação da Policia Ambiental após denúncia anônima de que ela teria aves silvestres em cativeiro.
Durante patrulhamento a equipe foi até a residência alvo da denúncia e os policiais constataram a existência de quatro aves silvestres nativas das espécies Arara-canindé, Periquitão-maracanã, Jandaia-coquinho e um Papagaio-verdadeiro, todos em cativeiro. A Arara é uma ave que está na lista das espécies ameaçadas de extinção.
Diante do flagrante foi lavrado em desfavor da autora o Auto de Infração Ambiental com multa simples no valor de R$ 6,5 mil, por ter em cativeiro espécime da fauna silvestre sem autorização do órgão ambiental competente, infringindo o disposto no Art. 25, § 3°, inc. III da Res. SIMA 005/2021.
A ocorrência também foi registrada na Polícia Civil, onde ela responderá por crime ambiental. A mulher foi orientada quanto a necessidade de comparecer na data e hora agendados para o Atendimento Ambiental.