As cidades do interior de São Paulo registraram o menor número de homicídios dolosos em cinco anos para o mês de fevereiro. Em Araçatuba não houve nenhum homicídio doloso no mês. Em janeiro foram dois casos.
De acordo com o balanço da Secretaria da Segurança Pública, foram 121 mortes intencionais em fevereiro — uma queda de 15,9% na comparação com o mesmo mês de 2024, quando foram registrados 144 homicídios.
Essa foi a menor marca para o mês em cinco anos. Em fevereiro de 2020, ano de pandemia, o interior do estado contabilizou 105 ocorrências.
O número reflete as ações policiais integradas desenvolvidas pelas Polícias Militar e Civil em todo o estado para combater os crimes contra a vida.
As maiores quedas de homicídios dolosos aconteceram na região de Sorocaba (de 22 para 12), Bauru (de 14 para oito) e São José do Rio Preto (de 11 para seis).
Feminicídios reduzem no interior
As Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) registraram, em fevereiro, 13 casos de feminicídio nas cidades do interior paulista. Neste ano, houve uma queda nos crimes na comparação com o mesmo mês de 2024, quando as delegacias contabilizaram 18 mortes.
No período, houve um aumento nas denúncias de estupro. Em fevereiro, foram registrados 698 boletins de ocorrência — um acréscimo de 15,3% em relação ao ano passado.
Os dados demonstram um avanço no combate à subnotificação desses casos em todo o estado, além de representar um avanço na confiança da vítima no trabalho da polícia.
Latrocínios têm a menor marca da série histórica
As cidades do interior de São Paulo fecharam o mês de fevereiro com o menor número de latrocínios — roubos seguidos de morte — da série histórica, iniciada em 2001 no estado.
A Polícia Civil registrou três boletins de ocorrência pelo crime no segundo mês do ano. No mesmo período de 2024, foram sete roubos seguidos de morte em todo o interior, conforme a SSP.