Araçatuba está participando com 1.833 alunos da aplicação dos testes das Avaliações de Fluência Leitora – 2025. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Estado de São Paulo e o Município, visando fortalecer o processo de alfabetização e medir o nível de leitura e compreensão de textos dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental I. O processo, que envolve crianças com sete anos de idade, começou na segunda-feira (17) e se vai até o próximo dia 28.
De acordo com a secretária de Educação de Araçatuba, Heloisa Helena Vieira de Melo, a avaliação é um instrumento essencial para identificar o nível de fluência leitora dos alunos e permitir a formulação de estratégias para aprimorar o aprendizado. No Município, participam do processo 1.833 alunos distribuídos em 77 turmas da rede municipal de ensino.
Os testes, aplicados na Plataforma PARC/CAEd, analisam aspectos como fluidez, ritmo da leitura de palavras, pseudopalavras e textos adequados à etapa escolar. A avaliação ocorre em duas etapas: a primeira em março, conhecida como “de entrada”, e a segunda em novembro, chamada “de saída”. A expectativa é que os resultados possam contribuir para o aperfeiçoamento das estratégias pedagógicas e garantir maior autonomia dos alunos na leitura e escrita.
O processo de avaliação faz parte do programa estadual Alfabetiza Juntos, promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Em 2025, todos os 645 municípios paulistas aderiram à iniciativa, incluindo Campinas e a capital, que não participaram no ano anterior. No total, mais de 510 mil estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental realizarão a prova.
Os dados obtidos com as avaliações são fundamentais para direcionar políticas educacionais, como a formação continuada de professores e a distribuição de materiais didáticos padronizados. Segundo o secretário de Educação do Estado, Renato Feder, a meta é que até 2026, 90% das crianças sejam leitoras proficientes.
Os avanços obtidos no programa são expressivos. Em 2024, o percentual de alunos considerados leitores iniciantes e fluentes subiu de 48% em março para 77% em novembro, um crescimento de 57%. Esse resultado reforça a importância das avaliações como ferramenta para a melhoria do ensino e da aprendizagem.