A Prefeitura de Araçatuba vai lançar edital de licitação para contratar uma empresa responsável pela instalação de um novo sistema de monitoramento por câmeras no município. A expectativa da administração municipal é que o processo esteja concluído até o final do primeiro semestre.
De acordo com o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Júlio César dos Santos, o contrato com a empresa que começou a operar em abril do ano passado chegou ao fim. Além disso, o Ministério Público questionou a forma de contratação anterior, feita por dispensa de licitação, sob o argumento de que apenas uma empresa teria condições de prestar o serviço.
O caso está sendo analisado pelo Centro de Atividades Extrajudiciais (Caex), órgão auxiliar do Ministério Público, sem prazo para manifestação. Independentemente disso, a Prefeitura decidiu abrir a concorrência, para garantir transparência e ampliar a disputa.
“A nova licitação prevê a ampliação do sistema, que originalmente contava com 60 câmeras. O objetivo é estender o monitoramento para novas áreas da cidade e incorporar tecnologias como reconhecimento facial e inteligência artificial”, explicou Júlio.
Segundo o secretário, isso permitirá a realocação de pelo menos 70 guardas civis municipais, que hoje atuam em postos fixos, para reforçar as rondas em praças e outros espaços públicos.