A formação integral dos futuros biomédicos é uma preocupação constante no UniSALESIANO, e um dos projetos que reforçam essa missão é o BIOreaders. Criado em 2024, pela professora Bruna Polacchine da Silva, biomédica e docente do curso, o projeto tem como objetivo incentivar a leitura e o desenvolvimento acadêmico por meio de obras literárias selecionadas. Atualmente, em sua terceira edição, o BIOreaders já se tornou uma iniciativa consolidada no Curso de Biomedicina.
A cada semestre, os alunos interessados podem se inscrever no projeto e recebem um livro virtual para leitura. Os títulos escolhidos também são lidos por uma professora do curso, garantindo um aprofundamento no debate. Ao final do semestre, é realizada uma roda de leitura, onde os participantes discutem a obra e compartilham suas percepções. O encerramento do projeto conta ainda com um coquetel especial e a entrega dos certificados de participação.
De acordo com a Coordenadora do Curso de Biomedicina do UniSALESIANO, Prof. Rossana Abud Cabrera Rosa, desde seu lançamento, o BIOreaders tem apresentado uma adesão significativa. “No semestre atual, 269 alunos participam da iniciativa, o que representa 54% do total de matriculados na Biomedicina, que soma 497 acadêmicos”, citou.
Rossana lembra que, entre os inscritos, há aqueles que optaram por ler ambos os títulos selecionados para a edição 2025A: “A morte é um dia que vale a pena viver”, de Ana Claudia Quintana Arantes, e “É assim que acaba”, de Colleen Hoover.
Formação
Ainda conforme a coordenadora, os livros adotados em edições anteriores do projeto refletem a diversidade de temas abordados, sempre com o intuito de enriquecer a formação dos alunos. Em 2024A, os participantes leram: “Borboletas da alma”, de Drauzio Varella; “Ágape”, de Padre Marcelo Rossi; e “O monge e o executivo – uma história sobre a essência da liderança”, de James C. Hunter.
Já em 2024B, os títulos escolhidos foram: “O maior vendedor do mundo”, de Og Mandino; “Genética: escolhas que nossos avós não faziam”, de Mayana Zatz; e “O jeito Disney de encantar os clientes”, do Disney Institute.
“O sucesso do BIOreaders demonstra que a leitura pode ser uma ferramenta essencial para a construção de profissionais mais preparados e conscientes da sua atuação na sociedade”, concluiu Rossana.