Dois ladrões, de 17 e 18 anos, foram detidos após tentarem assaltar um policial militar reformado, de 69 anos, na noite desta sexta-feira (31), na rua Vereador Silva Grota, bairro Aviação, em Araçatuba. A vítima reagiu ao crime, conseguiu render um dos criminosos e acionou a Polícia Militar (PM), que prendeu o segundo envolvido momentos depois.
De acordo com o boletim de ocorrência, o policial aposentado havia acabado de sair da academia, por volta das 22h, e se dirigia ao seu carro quando foi surpreendido por dois indivíduos. Um deles, armado com uma pistola preta, anunciou o assalto, dizendo: “Perdeu! Perdeu!”, e ordenou que a vítima saísse do veículo.
O policial percebeu que a arma do criminoso era um simulacro e reagiu, jogando a chave do carro na direção do assaltante armado, que se assustou e soltou a arma falsa. Aproveitando o momento, a vítima sacou sua pistola, rendeu o adolescente e ordenou que ele se deitasse no chão. Enquanto isso, o segundo assaltante, de 18 anos, fugiu em direção à Rua Marcílio Dias.
Um funcionário da academia presenciou a ação e acionou a Polícia Militar. Ao chegarem ao local, os PMs soldado Fernando Barcelo Antônio e cabo Eduardo Rangel de Barros, encontraram a vítima segurando o primeiro criminoso e apreenderam o simulacro de arma de fogo. Com as características e a direção da fuga do segundo envolvido, os policiais militares iniciaram buscas e localizaram o assaltante a alguns quarteirões de distância. Ele resistiu à abordagem, sendo necessária a utilização de força moderada para imobilizá-lo e algemá-lo.
Os dois indivíduos foram levados à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Araçatuba. O adolescente foi apreendido, e o maior de idade, preso em flagrante. A autoridade policial determinou a autuação dos envolvidos, sem prejuízo da representação pela prisão preventiva do maior e da apreensão provisória do menor. O simulacro de arma de fogo utilizado na tentativa de roubo foi apreendido pelas autoridades.