O calor extremo que castiga a região de Araçatuba e grande parte da região Noroeste deve criar um alerta para tutores de animais. De acordo com a Defesa Civil, a temperatura pode chegar a 36º C até quarta-feira (19), e algumas medidas preventivas devem ser tomada para garantir a segurança dos animais. A Clínica Meu Pet tem registrado um aumento nos atendimentos em razão das altas temperaturas.
O médico veterinário Luís Guilherme de Faria faz algumas recomendações preventivas para minimizar os efeitos prejudiciais das altas temperaturas e proteger os pets. “É fundamental garantir hidratação com água fresca, sombra e ventilação para os animais, especialmente para as raças braquicefálicas, que têm mais dificuldade em regular a temperatura corporal”, ressaltou. São aquelas que têm o focinho achatado, como buldogue francês, shih tzu, pug e lulu da pomerânia (spitz alemão).
Luís Guilherme destaca evitar passeios entre 10h e 16h, horário com temperaturas mais elevadas. Além do desconforto, há risco de queimadura nas patas, por conta do piso quente de calçadas e ruas. E alerta: não deixar animais dentro de carros fechados, mesmo por um curto período, pois isso pode custar a vida do animal.
Como orientação geral, o veterinário ressalta que o tutor deve buscar atendimento veterinário imediato se perceber sinais de sofrimento, como ofegação ou fraqueza.
PROGRAMA
A Clínica Meu Pet é um programa do Governo do Estado, mantido pela Prefeitura de Araçatuba e pelo Unisalesiano. Oferece atendimento gratuito para cães e gatos, com agendamentos às segundas-feiras pela manhã, exceto em casos de emergência.
SERVIÇO
Clínica Meu Pet
Endereço: Rua Dr. Luiz de Almeida, 175, bairro Paraíso
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Urgência: (18) 98103-3281