O 20º Grupamento de Bombeiros de Araçatuba (SP) realiza até o dia 14 de fevereiro um intensivo Treinamento de Salvamento com Cordas, com o objetivo de capacitar e aperfeiçoar as habilidades de 23 profissionais, entre bombeiros e policiais militares.
O curso tem ênfase em situações de resgate em altura, visa preparar os participantes para atuar em ocorrências envolvendo edifícios, torres de comunicação e outras estruturas elevadas, utilizando técnicas e equipamentos específicos para reduzir os riscos durante operações de salvamento.
Nessa quarta-feira (5), o treinamento ocorreu em um guindaste instalado em uma construção de prédio na avenida Joaquim Pompeu de Toledo. A simulação era de um operário preso no sistema de rapel. No exercício, os bombeiros usaram cordas para resgatar a vítima. O treinamento foi considerado um sucesso.
![Nas alturas: bombeiros realizam treinamento sobre resgate com cordas em Araçatuba bombeiro corda1 min](https://www.rp10.com.br/wp-content/uploads/2025/02/bombeiro_corda1-min-276x400.jpeg)
No curso, as atividades incluem instruções teóricas e práticas, ministradas tanto nas estações de bombeiros quanto em locais externos. O ponto alto do treinamento será o simulado final, marcado para o dia 13 de fevereiro, às 7h, no NY Tower, localizado na avenida Brasília, 2121. Durante o exercício, assim como ocorreu ontem, os participantes terão a oportunidade de aplicar as técnicas aprendidas em uma missão simulada de resgate de um operário em situação de risco em altura.
Segundo a corporação, o treinamento é fundamental para garantir a segurança e a eficiência dos profissionais em cenários reais, onde a precisão e o domínio das técnicas de salvamento podem significar a diferença entre a vida e a morte. A população pode observar as atividades externas, especialmente no dia do simulado, quando a equipe estará em ação no NY Tower.
![Nas alturas: bombeiros realizam treinamento sobre resgate com cordas em Araçatuba bombeiro corda2 min](https://www.rp10.com.br/wp-content/uploads/2025/02/bombeiro_corda2-min-700x327.jpeg)