O Plenário de Araçatuba aprovou, durante a 1ª sessão ordinária do ano (3/2), 18 requerimentos de informações oficiais. Os documentos foram encaminhados ao Poder Executivo.
Em um dos pedidos aceitos, o vereador Damião Brito (Rede) solicita informações sobre a melhoria da infraestrutura, as obras de duplicação e a instalação de iluminação pública na estrada vicinal Caram Rezek.
Durante a sessão, o parlamentar exibiu uma reportagem produzida pela TV Câmara com reclamações dos moradores de áreas residenciais próximas à vicinal. “Esse requerimento se dá pela necessidade de salvar vidas. Venho com esse requerimento pedir o apoio desta Casa para termos uma atitude urgente naquela região”, afirmou o autor do pedido.
O vereador Damião Brito também assina outro requerimento de informações com questionamentos sobre o contrato para a operação do sistema de monitoramento por câmeras instaladas nos semáforos.
A vereadora Sol do Autismo (PL) é autora de quatro pedidos de informações, três deles relacionados à temática do autismo. A parlamentar pergunta sobre a contratação de clínicas para o tratamento de crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a quantidade de carteiras de identidade autista emitidas pelo município desde a promulgação da lei municipal nº 8.133/2018 e o atendimento de pessoas autistas na rede municipal de ensino. A vereadora também propôs um requerimento sobre providências da administração com relação a casos de abusos verificados no Cemfica.
Três requerimentos de informações foram propostos pelo vereador João Moreira (PP). Um dos pedidos cobrou explicações sobre o atraso dos ônibus de transporte coletivo na chegada e na saída no novo terminal urbano.
O parlamentar também requereu informações sobre o órgão responsável pela execução, em caráter emergencial, de podas de árvores e também sobre o pagamento de tributos municipais via pix, cartão de crédito e cartão de débito, conforme previsto na lei municipal nº 8.574/2022.
O vereador Fernando Fabris (PL) propôs três pedidos de informações aprovados. O parlamentar pediu explicações sobre as obras em andamento na rodovia Marechal Rondon (SP-300) no trecho que dá acesso à cidade, as possíveis falhas estruturais no novo terminal rodoviário urbano “Dr. Nelson Reis Alves” e os problemas de manutenção de praças no município.
As condições das pontes localizadas em bairros rurais do município e a possibilidade de o município montar uma casa de apoio na cidade de Barretos (SP) para atender pacientes de Araçatuba em tratamento contra o câncer foram temas dos requerimentos apresentados pelo vereador Arlindo Araújo (Solidariedade).
Em dois requerimentos, o vereador Denilson Pichitelli (Republicanos) solicitou providências da administração municipal com relação a inundações causadas por enchentes no córrego Alvoradinha e ao parque infantil da rua Florêncio de Abreu, no Jardim Alvorada.
O vereador Luís Boatto (Solidariedade) pediu informações sobre os recursos recebidos pelo município do Fundeb nos anos de 2023 e 2024 e sobre o rateio de sobras desses recursos aos professores da rede municipal de ensino.
Outro requerimento aprovado, de autoria do vereador Ícaro Morales (Cidadania), cobrou informações sobre o funcionamento do Caps AD III, localizado no bairro Santana.
Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/Foto: Angelo Cardoso