Resumo da notícia
- Com a chegada das festividades de fevereiro, as doações de sangue diminuem devido ao Carnaval e ao aumento de doenças sazonais, como gripes e dengue.
- O GSH Banco de Sangue de Araçatuba enfrenta um déficit de 50% nos estoques, agravado pela proximidade do feriado.
- Além da demanda regular, o aumento de acidentes nesta época intensifica a necessidade de transfusões.
- Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, mas há uma urgência para doadores de O negativo e A negativo.
- Local e horário de doação: GSH Banco de Sangue de Araçatuba, Rua Gaspar de Lemos, 2 – Jd. Alvorada (anexo ao Hospital Unimed). Atendimento de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h.
Fevereiro é um mês de alerta para os bancos de sangue. Com as festividades pré-carnavalescas em diversas cidades do Brasil, muitas pessoas acabam se distraindo com a folia e esquecem de um gesto essencial: a doação de sangue.
Além disso, doenças sazonais, como gripes e dengue, deixam muitos potenciais doadores temporariamente inaptos, agravando ainda mais o cenário. No GSH Banco de Sangue de Araçatuba, o impacto já é sentido: os estoques registram uma queda de 50%, colocando em risco pacientes que necessitam de transfusões.
“A tendência é de que a situação piore com a chegada do Carnaval, pois o feriado prolongado afasta os doadores e a demanda aumenta, especialmente por conta dos acidentes típicos da época”, alerta Gilson Cirino, captador de doadores do GSH Banco de Sangue.
Atualmente, todos os tipos sanguíneos são necessários, mas há uma urgência especial para doadores de O negativo e A negativo. Vale lembrar que mesmo quem não sabe seu tipo sanguíneo pode doar, pois o exame para checar o fator Rh é realizado após a doação.
Onde doar?
O GSH Banco de Sangue de Araçatuba convoca a população para ajudar a reverter o déficit nos estoques. A unidade fica na Rua Gaspar de Lemos, 2 – Jd. Alvorada (anexo ao Hospital Unimed) e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h. O local oferece estacionamento gratuito.
Pré-requisitos para doação de sangue
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
- Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
- Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
- Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos;
- Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
- Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
- Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
- Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.