Com os grandes acumulados de chuva registrados no interior e na capital de São Paulo, a Defesa Civil do Estado renovou neste domingo (2) o alerta para chuvas intensas, estendendo até quarta-feira (5). Segundo o governo, 18 mortes em consequência das chuvas foram registradas desde o início do verão.
Cidades das regiões de Araçatuba, Bauru, Itapetininga, Sorocaba, São José do Rio Preto registraram estragos nos últimos dias em decorrência dos volumes expressivos de precipitação.
Em Araçatuba, as fortes chuvas da noite do último sábado (1º), fizeram com que as equipes da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana fossem acionadas. Alagamentos, afundamento do asfalto e bocas-de-lobo abertas foram algumas das ocorrências.
Na rua Baguaçu, próximo ao nº 2338, o asfalto cedeu e duas rodas de um veículo ficaram presas no buraco. Ninguém se feriu. Ainda na noite de sábado, na rua José Caetano Ruas, imediações da Lagoa das Flores, houve alagamento da via. Os dois locais receberam sinalização de segurança.
O 20° Grupamento dos Bombeiros atendeu ocorrências de enchente e inundação na avenida Ibirapuera e no cruzamento das ruas Tibiriçá e José Caetano Ruas. Houve queda de árvores na rua Laurindo Caetano de Andrade, próximo à Escola Licolina Vilela Reis, e na rua Joaquim Cândido, próximo à avenida Umuarama.
Domingo
Na manhã deste domingo (2), a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana atendeu uma ocorrência de boca-de-lobo aberta e transbordando na rua Jose Caetano Ruas. Outra boca-de-lobo aberta e vazando foi constatada no cruzamento da avenida Café filho com a rua Assis Chateaubriand. O mesmo tipo de transtorno ocorreu na avenida Waldemar Alves com a rua Dr. Dirceu Morais onde a tampa de bueiro desencaixou, sendo sinalizada com cones para aguardar atendimento. Além da sinalização de segurança, a GS Inima Samar foi informada sobre os problemas.
No anúncio, a Defesa Civil pede também atenção redobrada para as áreas mais suscetíveis a alagamentos e deslizamentos, especialmente nas regiões leste e centro-oeste do estado.
Recomendação da Defesa Civil
- Evitar transitar por locais alagados;
- Ficar atento a movimentações de solo, rachaduras ou inclinação de árvores e postes;
- Moradores de áreas de risco devem buscar abrigo em locais seguros ao menor sinal de deslizamentos ou enchentes;
- Acompanhar a previsão do tempo.