O prefeito Lucas Zanatta e o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai Filizzola, participaram, na manhã desta terça-feira (18), da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do futuro Complexo Agropecuário de Araçatuba. O empreendimento será construído pela Cooperativa de Produtores Rurais (Coopercitrus) em um terreno de 50 mil metros quadrados, próximo à Rodovia Marechal Rondon (SP-300).
Durante o evento, o presidente-executivo da Coopercitrus, Fernando Degobbi, ressaltou que os R$ 100 milhões de investimento demonstram o potencial de Araçatuba para o agronegócio. O projeto prevê uma moderna fábrica de ração, um Transportador Revendedor Retalhista (TRR) para distribuição de combustíveis, uma loja completa de insumos agropecuários e um espaço de atendimento aos cooperados.
Degobbi lembrou que a Coopercitrus, sediada em Bebedouro (SP), está presente em 64 municípios dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Ele revelou que o projeto de Araçatuba vai ser o mais completo.
RELEVÂNCIA
Para o secretário Guilherme Piai Filizzola, Araçatuba é importante para além do agro paulista, mas no Brasil também, com famílias tradicionais importantes no setor. “A região tem um potencial gigantesco. A cultura da cana é a mais forte”, elogiou.
A vinda da Coopercitrus para Araçatuba mostra a relevância da região, segundo ele. “Vamos apoiar este investimento com segurança jurídica, na regularização ambiental, com crédito, seguro rural e parceria com a Prefeitura, para que a gente possa fazer o trabalhador do campo crescer e prosperar cada vez mais”, completou Piai.
BONS FRUTOS
O prefeito Zanatta agradeceu à Coopercitrus pelo investimento em Araçatuba e tem certeza de que vai render bons frutos. “Vocês acertaram, porque esta região vai crescer muito mais. Nós vamos montar um centro tecnológico em Araçatuba. Temos uma capacidade de produção e de tecnologia em conjunto que pode impactar o mundo todo. Não é à toa que temos a maior empresa de tecnologia do agro do mundo instalada em nossa cidade”, ressaltou. “Não há nenhum estado mais forte que o nosso. E não há outro local com tanta capacidade de crescimento como o Interior de São Paulo”, completou.
A decisão da cooperativa em investir em Araçatuba vem ao encontro do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo, explica o assessor-executivo Guilherme Laluce. Ele representou o secretário Alencar José Colombo Sader no evento. “Estamos seguindo as orientações do prefeito Lucas Zanatta de buscar novos investimentos e fazer parcerias com grandes empresas. A secretaria dará todo o suporte necessário à Coopercitrus”, assegurou.
COOPERCITRUS
A Cooperativa de Produtores Rurais, fundada em 1976, em Bebedouro/SP, como Cooperativa dos Cafeicultores e Citricultores de São Paulo, nasceu da fusão das cooperativas Capdo e Capezobe. É considerada como uma das maiores cooperativas do Brasil na comercialização de insumos, máquinas e implementos agrícolas. Com mais de 60 filiais e presença em São Paulo, Minas Gerais e Goiás, a cooperativa conta com uma carteira de associados de mais de 38 mil agropecuaristas.
LEGENDA: Da esquerda para a direita: O presidente do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste) de Araçatuba, Thomas Rocco; o prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta; o vice-presidente da Câmara Municipal de Araçatuba, Fernando Fabris; e o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai Filizzola