Na manhã dessa terça-feira, 11, um ataque de abelhas resultou em ferimentos a dois homens na área rural de Meridiano – a cerca de 149 km de Araçatuba, no interior de São Paulo. As vítimas, um homem de 57 anos e um idoso de 82 anos, foram picadas após um enxame ser perturbado durante a poda de uma árvore. Ambos foram socorridos conscientes e encaminhados para a Santa Casa de Fernandópolis (SP).
De acordo com a polícia, o incidente ocorreu quando um dos homens realizava a poda de um pé de amora e, ao cortar um galho onde estava localizada a colmeia, foi atacado pelas abelhas. Para se proteger, ele correu para dentro de casa. O outro homem, que operava um trator próximo ao local, também foi atingido por múltiplas picadas.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar socorro às vítimas e orientá-las sobre os cuidados necessários após o ataque. Além disso, os bombeiros foram chamados para remover um enxame de abelhas que se instalou dentro de um guarda-roupas em outra residência na mesma região. Nesse caso, não houve vítimas.
Recomendações do Corpo de Bombeiros
Diante do ocorrido, o Corpo de Bombeiros reforça os cuidados que a população deve ter ao se deparar com enxames de abelhas:
- Não tente remover ou mexer no enxame;
- Evite fazer barulho, vibrações ou utilizar som alto próximo ao local;
- Mantenha distância e não tente espantá-las com fogo ou fumaça;
- Em caso de ataque ou enxames próximos a áreas habitadas, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193;
- A remoção segura é realizada, preferencialmente, no período noturno, quando as abelhas estão agrupadas, pois possuem hábitos diurnos.
As abelhas normalmente só atacam ao se sentirem ameaçadas. Além disso, quando ferroam perto do enxame, liberam um feromônio que alerta as demais, intensificando o ataque. A orientação é que, em situações como essa, a população evite ações que possam provocar os insetos e busque ajuda profissional para a remoção segura dos enxames.