“Poemas e causos do poeta do cerrado” é o terceiro livro do escritor Hosanah Spíndola de Ataídes, que será lançado na próxima terça-feira (25), às 19h30, no Quintal Cultural, em Araçatuba. O evento será aberto, com música ao vivo e palco livre para leitura de textos em geral, mas, especialmente, da obra do poeta do cerrado. O consumo no bar será de responsabilidade do cliente.
O livro que será autografado pelo poeta tem 80 páginas recheadas de versos e prosas com personagens e paisagens do cerrado e do meio rural: pequi, jenipapo, gabiroba, araticum, murici-do-cerrado, jatobá, mutamba, palmito amargo; pica-pau-bico-duro, perereca, jaó, curiango, seriema, galinha d’angola, fogo-apagou. Entre os causos, os de seu tempo de vendedor de livros.
O prefácio de “Poemas e causos do poeta do cerrado” é do editor Deidimar Alves Brissi, da Editora Pindorama. A capa é do próprio poeta e será vendido por R$ 45,00. A obra também poderá ser adquirida na loja virtual Girafa Amarela (www.girafaamarela.com.br).
Nascido em Formosa (GO), Hosanah Spíndola de Ataídes, 78 anos, chegou à região de Araçatuba ainda adolescente, trabalhou na zona rural, mas se profissionalizou como vendedor de livros, principalmente jurídicos. Dedica-se à literatura desde os anos 1960. Formou-se em Letras e tem dois livros anteriores: “O poeta do cerrado”, de 2006, e “Minha vida em versos e prosas”, de 2016. Já participou de várias coletâneas e ocupa a cadeira número 2 da Academia Araçatubense de Letras (AAL).
Além da temática rural, das coisas e pessoas simples do campo, Hosanah trabalha muito bem o poema-piada: “Lá se vai dona Lili, muito contente/Entregar marmita para o povo/O cardápio? O mesmo de sempre:/Arroz, feijão, legumes, salada e ovo”. O bom humor transita pelas 80 páginas. No entanto, a prova de que o goiano é poeta de verdade está em versos como: “O que você faz pelo Brasil?/Eu trabalho sem falta todos os dias/Mas, nas minhas horas de folga/Eu leio e escrevo poesias”.
SERVIÇO:
Livro: Poemas e causos do poeta do cerrado
Preço: R$ 45,00
Lançamento: 25/02/2025
Horário: 19h30
Local: Quintal Cultural
Endereço: Rua Cussy de Almeida, 2.088