Na volta às aulas, um gesto de solidariedade marcou a rotina de um grupo de acadêmicas do Curso de Medicina do UniSALESIANO. Thaísa Guedes da Silva sempre sonhou em doar sangue e, com o retorno das atividades acadêmicas, decidiu que era o momento ideal. Para isso, incentivou suas amigas a acompanhá-la até o Banco de Sangue da Unimed de Araçatuba, onde juntas realizaram a primeira doação.
“Eu sempre tive o sonho de doar sangue, porque sei o quanto isso pode salvar vidas. Desde que escolhi cursar Medicina, essa vontade só cresceu. Assim que as aulas voltaram, decidi que era o momento certo e convidei minhas amigas para irem comigo. No dia seguinte (07/02), já estávamos lá”, contou Thaísa, aluna do 4º termo da turma 11.
![Acadêmicas UniSALESIANO realizam doação de sangue e incentivam a prática academicas de medicina do UniSalesiano](https://www.rp10.com.br/wp-content/uploads/2025/02/academicas-de-medicina-do-UniSalesiano.jpeg)
A experiência, segundo as acadêmicas, foi emocionante e recompensadora. Livia de Castilho Gennari destacou que estar acompanhada das amigas tornou o momento ainda mais especial. “Foi muito boa, eu estava ansiosa e feliz, mas estar acompanhada das minhas amigas fez toda a diferença. Foi uma experiência incrível!”, afirmou.
Thalita Julia Marino contou que a decisão foi espontânea. “Nossa amiga Thaísa sempre teve o desejo de doar, e quando vimos um post sobre alguém precisando de sangue, sentimos que era uma oportunidade de ajudar. Como acadêmicas de Medicina, estamos nos preparando para salvar vidas no futuro, e percebemos que já podíamos começar a fazer a diferença agora”, explicou.
O processo de doação foi descrito como tranquilo e seguro. A equipe do Banco de Sangue acolheu as alunas com carinho e profissionalismo, explicando cada etapa da coleta. “Fiquei muito feliz por finalmente realizar esse desejo e por ter incentivado minhas amigas a participarem também”, destacou Thaísa.
Para Talia Andrade Pereira, a doação a fez sentir-se uma verdadeira heroína. “O processo foi super tranquilo, fiquei ansiosa e animada. Todos foram gentis e acolhedores. Saber que podemos estar salvando uma vida é algo imensurável”, disse.
CONSCIENTIZAÇÃO
As acadêmicas ressaltam a importância da conscientização sobre a doação de sangue, especialmente entre os jovens. “Infelizmente, muitas pessoas só percebem a importância desse ato quando um familiar ou amigo precisa. Queremos incentivar mais gente a se tornar doadora”, frisou Thalita.
E para aqueles que têm vontade de doar, mas ainda não tomaram essa iniciativa, elas deixam um recado: “Se você pode doar, faça isso agora, porque alguém, em algum lugar, está precisando. Nós podemos salvar vidas!”. O grupo pretende continuar doando regularmente e espera inspirar mais pessoas a adotarem esse gesto solidário. “Agora é só esperar para sermos chamadas novamente!”, concluiu Livia.