A Prefeitura de Penápolis (SP) prorrogou o prazo para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU 2025 com desconto de 10% para pagamento em parcela única e à vista. O novo prazo é 17 de fevereiro, definido pelo Decreto 8116/2025 e publicado na última sexta-feira, 17, em Edição Extra do Diário Oficial do Município.
Segundo Decreto Municipal, a administração pública recebeu, além da Câmara de Penápolis, vários outros pedidos, até verbais, para que fosse alterada a data do pagamento da parcela única com desconto do IPTU.
As solicitações consideram a sobrecarga de gastos no mês de janeiro que as famílias possuem e não há chance de alteração de data, como por exemplo, aquisição de material escolar, matrículas escolares, pagamento de anuidades de classe, pagamento de IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores).
O Decreto ainda destaca que a administração municipal está e sempre estará ao lado de seus concidadãos para melhor atendê-los, fazendo o que estiver ao seu alcance e o que for legalmente possível.
Os carnês já enviados aos contribuintes continuam válidos. Quem não recebeu a guia para pagamento poderá retirá-la no site da Prefeitura (www.penapolis.sp.gov.br). Basta clicar no banner rotativo em destaque na página e preencher o código de identificação do imóvel, número disponível em qualquer carnê do IPTU.
Pagamento
O IPTU 2025 poderá ser quitado em todas as Casas Lotéricas, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Itaú, Banco Santander (somente débito em conta), Sicredi, Banco Bradesco e no Caixa do Paço Municipal. É possível efetuar o pagamento por débito automático, internet banking, caixa eletrônico.
Os tributos municipais também podem ser pagos via PIX, trazendo mais comodidade para os contribuintes que podem efetuar o pagamento em qualquer banco, de qualquer lugar do país e durante 24h por dia. O pagamento via PIX também traz mais facilidade para as pessoas que residem em outras cidades, mas possuem imóveis em Penápolis.
Qualquer dúvida, os contribuintes podem procurar o Serviço de Rendas e Tributos que atende no piso térreo da Prefeitura (avenida Marginal Maria Chica 1400, Centro). O horário de atendimento ao público é das 08h às 16h (sem intervalo), de segunda a sexta-feira. Mais informações ou esclarecimentos podem ser obtidos pelos telefones (18) 3654.2506 ou 3654.2507.