Na manhã dessa sexta-feira (24), a Corregedoria da Polícia Civil e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) deflagraram uma operação conjunta para cumprir cinco mandados de prisão temporária, três deles contra policiais civis, e catorze mandados de busca e apreensão. As diligências aconteceram nos municípios de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André e Igaratá, no interior de São Paulo.
As ordens judiciais foram expedidas no âmbito de um inquérito que investiga o envolvimento de policiais civis em crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Durante a operação, dois policiais civis foram presos temporariamente. Houve a apreensão de valores em dinheiro, armas de fogo, celulares e outros itens relevantes para a investigação. Dois alvos ainda permanecem foragidos.
Segundo as investigações, ao longo de cinco anos, os suspeitos utilizaram empresas para movimentar milhões de reais, valores totalmente incompatíveis com seus rendimentos formais. Há fortes indícios de que os recursos tenham origem na venda de drogas apreendidas pelos investigados e seus comparsas durante o exercício de suas funções.
A operação contou com a participação de delegados de polícia e investigadores da Corregedoria da Polícia Civil, além de agentes do Departamento de Operações Policiais Estratégicas e promotores e servidores do GAECO. (Fonte: MPSP)