Resumo da notícia
- Duas meninas, de 6 e 10 anos, foram esquecidas pelo pai em um posto de gasolina em Baixo Guandu (ES).
- A filha mais velha acionou a polícia usando o telefone de uma frentista, e as crianças foram levadas ao Conselho Tutelar.
- O pai, que só percebeu a ausência das filhas 40 km depois, voltou imediatamente para buscá-las.
Filhas esquecidas em posto pelo pai pedem ajuda e são resgatadas no ES
Duas irmãs, de 6 e 10 anos, foram esquecidas pelo pai em um posto de gasolina na BR-259, em Baixo Guandu, no Noroeste do Espírito Santo, durante uma viagem de carro na noite de segunda-feira (20). O homem só percebeu a ausência das filhas ao chegar na cidade de Colatina, cerca de 40 km depois, e retornou imediatamente ao posto para buscá-las.
Segundo informações da Polícia Militar, as crianças estavam voltando de férias na casa do pai, que mora em Minas Gerais, e seguiam viagem para a Bahia, onde residem com a mãe. Durante uma parada no posto para abastecer, as meninas foram ao banheiro.
Ao retornar ao veículo, ele acreditou que as crianças, que estavam cobertas por cobertores e travesseiros no banco traseiro, já haviam ido ao banheiro e estariam dormindo. Sem perceber a ausência delas, ele seguiu viagem.
A filha mais velha, ao perceber que o pai tinha ido embora, manteve a calma e pediu ajuda à frentista do posto, utilizando o telefone da funcionária para ligar para a polícia. Enquanto isso, a irmã mais nova chorava e foi consolada pela menina de 10 anos, que tomou a iniciativa de relatar a situação aos agentes.
Intervenção policial
Os policiais chegaram ao local e acionaram o Conselho Tutelar de Baixo Guandu, que acolheu as crianças enquanto aguardavam o retorno do pai. Quando chegou ao posto, o homem demonstrava desespero e foi autorizado pelo Conselho Tutelar a seguir viagem com as filhas, após todos os esclarecimentos necessários.
De acordo com a mãe das meninas, as crianças são bem instruídas sobre como agir em situações de emergência. “Sempre oriento minhas filhas a buscarem a polícia em casos de urgência, e foi exatamente o que aconteceu. Graças a isso, elas estavam seguras”, afirmou em entrevista ao g1.
Caso será apurado
A Polícia Civil informou que as circunstâncias do ocorrido serão investigadas pela Delegacia de Polícia de Baixo Guandu. Em nota, a prefeitura do município destacou que todos os procedimentos foram realizados para garantir a segurança das crianças e autorizou que elas seguissem viagem com o pai.
“O pai informou que as crianças estavam passando as férias sob sua guarda e que a viagem era para retorná-las à casa da mãe, localizada no estado da Bahia. Após os esclarecimentos, as crianças e o pai foram liberados para seguir viagem.”, explicou a nota.
Em contato com o Conselho Tutelar, a mãe das meninas elogiou a responsabilidade do ex-marido, destacou que o pai é conhecido por ser uma pessoa muito responsável e reforçou que o ocorrido foi um descuido. Ela também comemorou o aniversário da filha mais velha, que completou 11 anos no dia seguinte ao episódio. “Foi um susto, mas graças a Deus teve um final feliz”, disse.