Uma tempestade de neve provocou um engavetamento envolvendo 95 veículos na rodovia Astana-Petropavlovsk, no Cazaquistão, nesta sexta-feira (3). O acidente deixou 20 pessoas feridas, incluindo oito crianças, e mobilizou uma grande operação de resgate para liberar a pista e atender os motoristas.
Vídeos gravados momentos (veja abaixo) após o acidente viralizaram na rede social X, mostrando a extensão dos danos e a confusão em meio ao mau tempo. Os motoristas, superagasalhados, aguardavam em meio aos destroços enquanto as equipes de resgate trabalhavam para remover os veículos.
De acordo com o Departamento de Saúde de Akmola, três crianças foram hospitalizadas, incluindo uma de 3 anos, com suspeita de traumatismo cranioencefálico e concussão, e outra de 15 anos, com trauma no tórax e contusão no joelho. Entre os adultos, 11 foram encaminhados ao Hospital Central Distrital de Bulandy com ferimentos graves, como fraturas e traumatismos cranioencefálicos, enquanto seis receberam apenas tratamento ambulatorial.
Até o início da tarde, 41 veículos permaneciam no local do acidente. Para ajudar os envolvidos, um posto móvel foi instalado na área, fornecendo refeições quentes e chá. As autoridades rodoviárias informaram que o tráfego foi parcialmente liberado sob supervisão policial.
As investigações iniciais apontam que o acidente foi causado não apenas pelas condições climáticas extremas, mas também por falhas de segurança na condução dos motoristas. A tempestade de neve, aliada à falta de visibilidade e à alta velocidade de alguns veículos, contribuiu para o engavetamento.