(*) Eliane Cabral
O Janeiro Branco já nos é conhecido e fundamental. Aos que desconhecem: é uma Campanha importantíssima que tem como objetivo conscientizar a todos a respeito da importância dos cuidados com a Saúde Mental em geral. Claro que, Saúde Mental pede cuidados individuais, atitudes institucionais e políticas públicas; mas façamos o que nos é possível.
Essa campanha nos convoca a olhar e cuidar das nossas emoções, história de vida, nossos sintomas e tudo que diz respeito à nossa caixinha mental e emocional. Cuidado de si não é luxo, é base!
Nos tempos atuais nossa maior riqueza é nossa Saúde Mental. Sem ela nada somos, nada podemos, nada fazemos; sequer vivemos. E o que precisamos é estabelecer o desejo e a busca por uma cultura de cuidados com a Saúde Mental.
Não podemos normalizar contextos emocionais e mentais que denunciam que estamos adoecendo, ou já adoecidos. Eles podem ter se tornado comuns (porque você tem ignorado o que eles estão sinalizando), mas não são normais, nem saudáveis.
Sintomas, sofrimento importante, desorganização emocional, angústia…são sinais claros de que algo não vai bem. São sinais claros de que você precisa cuidar da sua Saúde Mental. São sinais claros de que suas emoções e seu psiquismo estão pedindo socorro.
Quanto mais nos distanciarmos da nossa humanidade, mais adoeceremos.
Tenha como propósito de vida em 2025: cuidar de si, cuidar da sua Saúde Mental, priorizar a si, buscar qualidade de vida e vida com qualidade; buscar ajuda!
Janeiro Branco: de Janeiro a Janeiro!
Por uma cultura de cuidados com a Saúde Mental.
Setembro Amarelo: de Setembro a Setembro.
(*) Eliane Cabral é Psicóloga Clínica, Especialista em Prevenção e Pósvenção em Suicídio, Especialista em Saúde Mental; Percurso em Psicanálise.