O alarmante e crescente índice de casos de dengue que estão explodindo em Araçatuba nas duas primeiras semanas deste ano fizeram com que a administração municipal antecipasse os planos de implantar duas unidades de saúde funcionando 24 horas todos os dias, ao decretar estado de emergência, conforme anúncio feito nesta terça-feira (14) pelo prefeito Lucas Zanatta.
Somente nos primeiros 14 dias do ano a cidade soma quase 850 casos confirmados da doença, fora os mais de 300 que aguardam resultado de exame. A medida foi anunciada em entrevista coletiva à imprensa com a presença do prefeito, da vice- Maria Ionice Zucon e do secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior.
Conforme o anúncio, até sexta-feira (17) a prefeitura quer ampliar os atendimentos estendendo para os bairros Umuarama e Morada dos Nobres, em imóveis construídos e entregues em 2016 para implantação de UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que na prática nunca foram implantados.
Zanatta já tinha planos de implantar essas unidades 24 horas, como forma inclusive de desafogar o pronto-socorro municipal, onde são concentrados os atendimentos de toda a cidade. No entanto, com a alta demanda devido aos casos de dengue, e sem espaço e estrutura suficiente para atender toda a cidade, a medida encontrada foi a extensão dos atendimentos nessas duas unidades, que irão beneficiar moradores das regiões sul e leste da cidade.
Ferreira Junior disse na coletiva que a organização social Mahatma Gandhi já está providenciando a contratação de profissionais da área da saúde para iniciar a expansão nos atendimentos.