Um ataque a tiros contra um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Tremembé, no interior do estado, matou dois integrantes do movimento e deixou outros seis feridos. Dois estão em estado grave, segundo o portal Metrópoles.
O que aconteceu:
- Segundo informações do MST, dois dos feridos foram internados em estado grave. No local, havia 10 famílias, entre crianças e idosos.
- Homens armados teriam invadido o assentamento Olga Benário por volta das 23 horas dessa sexta-feira (10/1). As vítimas fatais são Valdir do Nascimento, conhecido como “Valdirzão”, de 52 anos, e Gleison Barbosa de Carvalho, de 28.
- Dois irmãos de Gleison também foram baleados. São eles Denis Barbosa de Carvalho e Denílson Barbosa de Carvalho.
- A mãe do trio, Márcia Barbosa, afirma que os atiradores entraram no assentamento para tentar tomar um lote e que seus filhos teriam ido até eles tentando conversar.
- “Nós estávamos na casa da minha filha e os caras vieram para ocupar o lote de cima. Na hora que chamaram o reforço, nós fomos todos para a porteira. Mas eles foram para tentar conversar com os caras, pensando que ia ter diálogo. Daqui a pouco os caras já chegaram atirando”, afirma.
- “Na hora que eu cheguei lá que eu vi eles no chão. Nossa, é muito triste… Meus filhos no chão”, acrescenta Márcia chorando.
- Os integrantes do MST que foram hospitalizados devem ser submetidos a cirurgia.
- Não há informações sobre o que teria ocorrido com os atiradores.
- “Neste momento de profunda dor, o movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra se indigna perante a violência e a falta de políticas públicas de segurança nos territórios, que põem a vida de tantos em constante risco”, disse o movimento em nota.