O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, fez duras declarações no sábado (30), exigindo que os países membros do Brics se comprometam a não criar ou apoiar uma nova moeda que possa substituir o dólar americano. Segundo Trump, a desobediência resultará em tarifas de 100% sobre as exportações desses países para os EUA.
“Exigimos que esses países se comprometam a não criar uma nova moeda do Brics, nem apoiar qualquer outra moeda que substitua o poderoso dólar americano. Caso contrário, eles sofrerão 100% de tarifas e deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia norte-americana”, escreveu Trump em sua rede social, Truth Social.
A mensagem também reforçou a centralidade do dólar no comércio internacional e afirmou que qualquer país que buscar alternativas à moeda americana estará rompendo relações econômicas com os Estados Unidos. “Eles podem procurar outro ‘otário’. Não há nenhuma chance dos Brics substituírem o dólar americano no comércio internacional”, completou.
O Brics, que desde janeiro conta com 10 membros plenos, incluindo Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos, tem discutido alternativas para reduzir a dependência do dólar. Em outubro, durante uma reunião de cúpula em Kazan, na Rússia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a criação de mecanismos de pagamento alternativos entre os membros do bloco.
A proposta brasileira inclui o desenvolvimento de um sistema de compensação de pagamentos em moedas locais, o que se tornou uma das prioridades do país durante sua presidência do Brics, iniciada neste ano e que se estenderá até 2025. Além disso, o Brasil planeja ampliar a atuação do Novo Banco de Desenvolvimento, presidido atualmente pela ex-presidente Dilma Rousseff.