O Corpo de Bombeiros capturou uma sucuri de aproximadamente dois metros na tarde de quarta-feira (11) em uma borracharia localizada no bairro Jardim Ana Cristina, em Jales (SP). Esta foi a sexta ocorrência de captura de animais silvestres na região noroeste paulista nos últimos 15 dias.
Segundo informações da corporação, a cobra foi avistada pela equipe da borracharia perto de pneus no pátio, que também funciona como estacionamento para caminhoneiros. Após ser acionada, a equipe dos bombeiros realizou a captura com segurança. O réptil não apresentava ferimentos.
As autoridades suspeitam que a sucuri tenha chegado ao local por um córrego próximo ou que tenha sido transportada involuntariamente por algum caminhão que pernoitou no local. Após a captura, o animal foi levado ao Pelotão da Polícia Ambiental de Jales e, em seguida, devolvido ao seu habitat natural em uma área de mata distante da zona urbana.
Frequência de ocorrências
A captura da sucuri é parte de uma série de episódios envolvendo animais silvestres na região. Em novembro, dois jacarés foram resgatados em Jales: um no bairro Vila Santa Izabel, avistado por um morador, e outro em uma chácara no bairro Pires de Andrade.
Já no início de dezembro, a cidade de Castilho registrou quatro ocorrências de animais silvestres em áreas urbanas. No dia 4, dois jacarés foram localizados no bairro Alvorada, um deles no quintal de uma residência e o outro próximo ao portão de uma casa. No dia seguinte, um cágado foi encontrado no centro da cidade, enquanto um filhote de raposa foi resgatado no bairro Castilho 2. Todos os animais foram capturados e soltos em áreas de mata.