Na noite de domingo (8), um policial militar que fazia bico de segurança em uma casa noturna na Alameda Dino Bueno, no Bom Retiro, região central de São Paulo, atirou e matou um homem identificado como Marcos Mendes do Nascimento. A vítima, que exibia uma réplica de arma, chegou a ser socorrida na Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com imagens das câmeras de segurança, a vítima discutia com um grupo de pessoas do outro lado da rua onde fica a boate. Durante a discussão, Marcos exibiu o simulacro de arma. O policial, identificado como Diego Ferreira Pinto de Souza, acompanhou a cena, saiu da casa noturna e atirou duas vezes contra o homem, que caiu ferido.
Testemunhas relataram que o policial não verbalizou qualquer ordem antes de disparar. As imagens também mostram que havia pessoas próximas, incluindo uma mulher com uma criança de colo, que fugiram ao ouvir os tiros.
O Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) abriu um inquérito para investigar as circunstâncias do crime. O caso foi registrado no 2º Distrito Policial da região central de São Paulo.