A Universidade Estadual Paulista (Unesp) realiza neste domingo (8) e segunda-feira (9) a prova da segunda fase do Vestibular 2025. Ao todo, 32.467 candidatos concorrem a 6.596 vagas distribuídas entre Araçatuba e mais 23 cidades do Estado de São Paulo, além de vagas adicionais para medalhistas de olimpíadas do conhecimento e participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As provas ocorrerão em 35 cidades, sendo 31 no Estado de São Paulo e outras quatro em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). Os locais de prova já estão disponíveis para consulta no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelo processo seletivo.
No primeiro dia, os candidatos responderão a 24 questões discursivas nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química) e Matemática e suas Tecnologias. No segundo dia, será aplicada uma redação em gênero dissertativo, acompanhada de 12 questões discursivas de Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte).
Os portões serão fechados pontualmente às 14h nos dois dias, e os candidatos devem comparecer aos locais a partir das 13h, portando documento oficial com foto, como RG ou CNH, além de caneta esferográfica de tinta preta e régua transparente. As provas terão duração de cinco horas.
Os cadernos de questões estarão disponíveis para consulta no site da Vunesp após as 20h de cada dia. O resultado final do vestibular será divulgado em 31 de janeiro de 2025. Para alguns cursos específicos, como Arquitetura e Urbanismo, Design e Artes Visuais, há a aplicação de provas de habilidades, conforme cronograma disponível no Manual do Candidato, acessível no site da Unesp (vestibular.unesp.br).
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, com 35% delas reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Este sistema, implantado em 2017, tem garantido maioria de ingressantes oriundos de escolas públicas.
Além das vagas oferecidas pelo vestibular, candidatos inscritos no Enem 2023 ou 2024 poderão concorrer às vagas remanescentes por meio de cadastramento gratuito no site da Vunesp entre 28 de fevereiro e 5 de março de 2025.