José Gabriel, de apenas três anos, tem encantado moradores de Marília (SP) com sua admiração pelos coletores de lixo da cidade. Vestindo um uniforme laranja com faixas reflexivas, semelhante ao usado pelos profissionais, ele espera ansiosamente a passagem do caminhão de coleta em frente à sua casa. Para o menino, os coletores não são apenas trabalhadores, mas amigos.
De acordo com Andreia da Silva, mãe de José Gabriel, o interesse pela profissão surgiu naturalmente, ao observar o trabalho diário dos coletores. “Ele ficava encantado ao vê-los correndo e pegando o lixo. Aos poucos, foi criando um imenso carinho, e os rapazes passaram a retribuir esse afeto”, contou a mãe ao g1.
O momento mais especial para José Gabriel é quando os coletores o chamam pelo nome e o convidam para dar uma volta no caminhão. Em vídeos compartilhados nas redes sociais pela família, o menino aparece carregando sacolas de lixo para entregar aos amigos, que fazem questão de incluí-lo na rotina, proporcionando breves passeios na traseira do veículo.
Os vídeos viralizaram e conquistaram internautas. “A reação das pessoas foi incrível. Todos ficaram encantados com a relação dele com os coletores”, disse Andreia. A admiração é tanta que, em uma ocasião, José Gabriel pediu ao pai que o levasse até o depósito de coleta para visitar os amigos e até levou guaranás para compartilhar com eles.
Para a mãe, a admiração do filho reflete sua personalidade carinhosa e prestativa. “Isso mostra como ele gosta de ajudar e servir, algo que acredito ser comum entre as crianças. É um orgulho ver essa relação de carinho e respeito se fortalecendo.”