Uma menina de apenas 5 anos de idade sofreu um corte na nádega esquerda durante atendimento médico nesta terça-feira (3) no pronto-socorro municipal de Araçatuba (SP). O incidente teria ocorrido durante a aplicação de uma injeção. Revoltada com a situação, a mãe da criança, Juliana Ferreira vitro, 24 anos, disse que iria procurar a Polícia Civil para registrar um Boletim de Ocorrência. A criança também passaria por exame de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal).
Familiares procuraram o RP10 para falar sobre o caso e enviaram fotos do corte sofrido pela menina e depois dos pontos dados no ferimento.
De acordo com o que foi relatado, a mãe levou a menina para atendimento médico na unidade de saúde em razão de um quadro que inclui febre e dor na barriga. Após uma espera de cerca de 1 hora, a menina foi encaminhada para tomar injeção. Depois do procedimento, a mãe notou que o short estava manchado de sangue e que ainda sangrava na nádega esquerda.
Ao abaixar o short, a mãe viu o corte. Ela imediatamente procurou os responsáveis pelo atendimento que encaminharam a menina para curativo. Para fechar o corte de aproximadamente 4 centímetros de comprimento, foram necessários cinco pontos cirúrgicos.
Outro lado
O RP10 entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Araçatuba para questionar sobre o ocorrido. Leia a íntegra da resposta:
A respeito do ocorrido na pediatria envolvendo uma criança de 5 anos, esclarecemos que, após avaliação médica, foi prescrita a administração de medicação intramuscular (IM). Durante o procedimento, apesar da contenção realizada pela equipe e pela mãe, houve um movimento inesperado da criança, o que resultou em um incidente com o bisel da agulha, causando uma lesão na pele que necessitou de sutura.
Desde então, a equipe prestou todo o suporte necessário à família, ouvindo atentamente a mãe e se colocando à disposição para oferecer o melhor auxílio possível. Ressaltamos que foi aberto internamente um relatório de evento adverso para investigar a situação.