O rapaz, preso após matar um idoso a facadas durante um surto psicótico, já havia protagonizado um episódio de invasão a uma escola em agosto de 2023, também em Penápolis (SP). O caso recente, ocorrido na última sexta-feira (13), resultou na morte de Adair Terra da Silva, de 81 anos, na noite desta segunda-feira (16), após ele não resistir aos ferimentos.
De acordo com informações da polícia, o autor do crime sofre de esquizofrenia e estaria em surto no momento da agressão. Câmeras de segurança registraram (veja mais abaixo) o ataque que chocou a população. A vítima foi socorrida, mas um dos golpes agravou seu estado de saúde, levando-o à morte na Santa Casa de Penápolis. O autor foi preso em flagrante e será transferido para o CDP de São José do Rio Preto, devido à falta de vagas em hospitais especializados da região.
Histórico de surtos
O jovem tem um histórico de surtos e comportamentos agressivos. Em 2 de agosto de 2023, quando tinha 21 anos, ele invadiu uma escola estadual na região central de Penápolis. Na ocasião, o episódio ocorreu após ele ter agredido o próprio pai durante a madrugada e danificado a fiação de energia de uma residência próxima. Após isso, já pela manhã, ambos foram encaminhados pela Polícia Militar ao 1º DP (Distrito Policial).
Durante a ocorrência, o jovem ficou novamente descontrolado e deixou a unidade, saindo correndo pelas ruas da região central, até chegar à escola. Ele entrou e, imediatamente, a direção acionou a PM, que conseguiu contê-lo e acalmá-lo. O rapaz foi levado ao pronto-socorro, onde passou por atendimento médico.
Na época, imagens e mensagens começaram a ser divulgadas nas redes sociais, afirmando que uma pessoa teria invadido o local para praticar um atentado contra os estudantes e funcionários. No entanto, informações sobre supostos atentados foram desmentidas. Nenhum aluno ou funcionário ficou ferido, e as aulas não precisaram ser suspensas.
Em ambos os casos, as autoridades policiais intervieram, mas os surtos resultaram em desdobramentos graves, culminando na morte do idoso nesta semana.
Crime
Policiais militares foram acionados, por volta das 16h30 da última sexta-feira (13), a comparecerem em uma residência, onde ocorria uma agressão. Chegando ao local, souberam que o idoso já tinha sido levado ao PS para receber atendimento médico. Câmeras de segurança registraram o ataque.
O autor estava pelo imóvel, sendo encontrado durante as buscas. A mãe dele confirmou que o rapaz tinha esfaqueado o vizinho e que sofria de esquizofrenia e estaria em surto. Levado também ao pronto-socorro, o investigado alegou que “ouviu vozes de Halloween”.
O idoso relatou que estava em casa, quando foi surpreendido pelo acusado. Neste momento, passou a esfaqueá-lo. O jovem, após atendimento, foi conduzido ao plantão policial. Na unidade, a mãe dele voltou a afirmar que o investigado sofre de esquizofrenia, faz uso de medicamentos controlados e, ao entrar em surto, atacou o vizinho com uma faca.
O corpo de Adair Terra da Silva foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Araçatuba para exame necroscópico e, posteriormente, liberado para velório e sepultamento. O caso segue sob investigação.