Everton Henrique Duarte de Souza, de 36 anos, morto em uma ação policial na última sexta-feira (27), em Guararapes (SP), acumulava uma condenação por furto de moto e outros antecedentes criminais. O caso aconteceu na rua Luiz Lincoln de Oliveira, no Jardim São Judas Tadeu, após Souza resistir a uma abordagem policial e atacar um dos agentes com um facão.
Segundo a Polícia Militar, o homem estava transtornado e se desentendia com a companheira, chegando a arremessar blocos de alvenaria na direção dela. Durante a tentativa de abordagem, ele golpeou um policial na cabeça, o que levou a equipe a utilizar inicialmente uma arma de choque (taser) para contê-lo. Como Souza continuou investindo contra os agentes, foi atingido por três disparos de arma de fogo. Ele foi socorrido e levado ao pronto-socorro, mas não resistiu.
Condenação e histórico criminal
Durante a ocorrência, foi identificado que havia um mandado de prisão em aberto contra Souza, expedido pela 3ª Vara Criminal de Presidente Prudente. Ele havia sido condenado a 2 anos, 9 meses e 18 dias de prisão em regime fechado por furtar a moto de uma mulher que o hospedava, em abril de 2023. Apesar de negar o crime, a Justiça considerou que os antecedentes dele, que incluíam processos por roubo, furto, tráfico de drogas e ameaça, justificavam a pena.
Na ocasião do furto, Souza se aproveitou do momento em que a mulher dormia, pegou a chave do veículo e o capacete e saiu com a moto. O crime foi descoberto por uma moradora da residência, que notou a ausência do veículo na garagem e a porta destrancada. No dia seguinte, a moto foi encontrada com outro homem, que afirmou tê-la pegado emprestada de Souza.
Investigação
Após o confronto, a Polícia Civil e a Promotoria de Justiça foram acionadas. O local do ocorrido foi preservado para perícia, e as armas dos policiais envolvidos no caso foram recolhidas e passarão por análise. O corpo de Souza foi encaminhado para exame necroscópico antes de ser liberado para o velório e sepultamento.