O corpo do piloto Rodrigo Boer Machado, 29 anos, que morreu na queda de um avião em Manicoré, no Amazonas, deverá chegar a Fernandópolis, sua terra natal, para o sepultamento nesta sexta-feira, 27.
O pai do piloto Marcelo Rodrigues Machado, que acompanha as buscas em Manicoré desde segunda-feira, informou à Rádio Difusora AM e site CIDADÃOnet, que a previsão era deixar Manicoré às 15 horas, com destino à Manaus para pegar um voo para São Paulo. “O trâmite é muito burocrático para o translado de um corpo em aeronave. Está chovendo muito por aqui”, disse o pai no início da tarde.
Os familiares chegaram a fazer uma “vaquinha” para arrecadar recursos para o translado do corpo de Rodrigo do Amazonas para Fernandópolis, mas o valor arrecadado entre familiares já foi suficiente para cobrir os custos. A família chegou a publicar nota na internet encerrando a campanha e agradecendo a mobilização.
O acidente ocorreu na manhã de sexta-feira, 20, mas os destroços da aeronave só foram localizados nesta quarta-feira, aproximadamente dois quilômetros da Comunidade Bom Jesus, estrada Igarapé Grande, em uma área de difícil acesso. Os corpos foram levados para o IML de Manicoré (AM) para reconhecimento e liberação.
Ana Helena, irmã de Rodrigo, lamentou a perda do irmão, que era apaixonado por sua profissão. “Ele era tão jovem. Estava realizando o sonho de voar sobre a Amazônia. Ele sempre quis isso”, recordou a irmã em declaração ao Diário da Região e confirmando o sepultamento em Fernandópolis.
A Prefeitura Municipal de Manicoré divulgou nota nesta quinta-feira pára informar que fretou uma aeronave para realizar o traslado do corpo do piloto Rodrigo Boer e do passageiro Breno Braga Leite para Manaus. “Com essa ação, a administração municipal conclui sua missão em meio a este trágico incidente que marcou nosso município durante este período natalino, prestando o apoio e amparo que lhe cabia. O prefeito Lúcio Flavio expressa mais uma vez suas mais sinceras condolências aos familiares enlutados e a todos os moradores da cidade, que estão profundamente entristecidos por este lamentável acontecimento”, diz a nota.
Uma carreata solidária foi marcada para acompanhar o corpo até o aeroporto da cidade para o translado.