O governador Tarcísio de Freitas anunciou na segunda-feira (2), no Palácio dos Bandeirantes, a construção do Cacau Park, maior parque temático dedicado ao chocolate na América Latina. Localizado em Itu, no interior de São Paulo, o empreendimento representa um investimento de R$ 2 bilhões e deverá gerar impacto econômico estimado em R$ 35 bilhões nos próximos dez anos.
“O Cacau Park simboliza mais do que um avanço no turismo. É a transformação da realidade econômica e social da região. Estamos construindo um sonho que irá reforçar o protagonismo de São Paulo como destino turístico e promover o desenvolvimento regional”, afirmou o governador.
O empreendimento será erguido em uma área de 7 milhões de m² e contará com um complexo multiuso que abrange um shopping a céu aberto, dois hotéis com mais de mil quartos, centros de convenções, condomínios residenciais e atrações como um parque aquático, parque dos dinossauros e um parque de aventura. Entre as mais de 50 atrações do Cacau Park, destaca-se a maior e mais rápida montanha-russa da América Latina, que atingirá 120 km/h em 5 segundos.
O CEO da Cacau Show, Alê Costa, ressaltou a relevância do projeto para a cidade de Itu e para o Brasil. “Estamos criando algo inovador, que unirá entretenimento, gastronomia e experiências, colocando Itu no mapa mundial do turismo”, declarou. A previsão é de que o parque atraia cerca de 3 milhões de visitantes por ano e inicie suas operações em 2027.
A construção do Cacau Park terá impacto direto na geração de empregos. Serão criados 2,8 mil postos de trabalho durante as obras, além de 3 mil empregos diretos e 6 mil indiretos com o funcionamento do complexo. O projeto também conta com o apoio do Governo do Estado, que desenvolverá uma rodovia vicinal de 4 quilômetros para ligar o parque à SP-075, facilitando o acesso e integrando o empreendimento à infraestrutura da região.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, reforçou o potencial transformador do parque. “Com um raio de influência de 80 quilômetros, o Cacau Park irá fortalecer a economia local, atrair investimentos e promover o desenvolvimento sustentável em Sorocaba e cidades vizinhas”, afirmou.