Uma sucuri de aproximadamente 4 metros interrompeu o fornecimento de água na cidade de Cordeirópolis, no interior de São Paulo, na manhã de sábado (2). A cobra foi encontrada na tubulação que leva água até a Estação de Tratamento (ETA) do município, bloqueando o sistema de abastecimento até sua retirada.
O prefeito de Cordeirópolis, José Adinan Ortolan, divulgou imagens da sucuri nas redes sociais e comentou o caso inusitado: “Entrou pelo cano. Infelizmente, a sucuri não sobreviveu”. A equipe de manutenção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) localizou o animal já morto, próximo à bomba de captação de água da represa de Cascalho, uma área rural da cidade.
Após a remoção da cobra, o abastecimento foi normalizado. Em nota, o SAAE explicou que todas as tubulações possuem grades para impedir a entrada de animais, mas que, ainda assim, algumas espécies conseguem passar pelo sistema. Este foi o segundo caso de uma cobra encontrada na tubulação em apenas uma semana, o que gerou preocupação entre os técnicos.