O Sebrae-SP, em colaboração com a Faesp/Senar e o Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), promove um curso de hidroponia para produtores rurais de Araçatuba. A capacitação terá início no dia 13 de novembro, das 8h às 17h, e será realizada na Estância Capim Limão, localizada no assentamento Chico Mendes.
O curso, que contará com 15 participantes do assentamento, a maioria atendida pelo programa ALI Rural, tem como objetivo ensinar as vantagens e práticas da hidroponia — uma técnica de cultivo que dispensa o uso de terra e utiliza uma solução nutritiva balanceada para o desenvolvimento das plantas. Durante a capacitação, os produtores aprenderão a identificar o mercado e a avaliar o potencial da região para a adoção dessa forma de cultivo, que pode se tornar uma opção viável e sustentável para a produção agrícola.
De acordo com Fernanda Salvador Antoniali, consultora de negócios do Sebrae-SP, a integração entre o ALI Rural e cursos técnicos, como o de hidroponia, representa uma oportunidade valiosa para que os produtores rurais desenvolvam habilidades empreendedoras e ampliem a capacidade de inovação e gestão de seus negócios.
Grazielle Daiane Guedes, moradora do assentamento Chico Mendes, compartilhou suas expectativas: “Quero aprender a técnica de forma prática e eficiente, e entender como aplicá-la de maneira sustentável, pensando na economia de água e controle de nutrientes. Essa prática pode ser ótima para a produção de hortaliças de qualidade e nos inspirar em novos projetos.”
Além disso, a programação de capacitação para produtores rurais em Araçatuba inclui o Empretec Rural, que ocorrerá de 25 a 30 de novembro. Com o apoio da Fundação Coopercitrus Credicitrus e do Siran, o evento será na Av. dos Araçás, 2113, das 8h às 18h, e ainda há vagas disponíveis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 99141-0090.