Uma ação conjunta entre a DIG de Ourinhos e o SIG de Valparaiso identificaram e recuperaram um implemento agrícola pulverizador New Holland furtado em Valparaiso no final de julho deste ano.
Após o furto do implemento a equipe da Polícia Civil de Valparaíso deu início às investigações. Em serviço de levantamento inicial pelo SIG de Valparaíso foi possível apurar que o equipamento foi descarregada na região de Ourinhos.
Em seguida, com apoio da DIG iniciaram-se as diligências na busca pelo produto de furto e dos receptadores. Em Agosto o SIG Valparaíso identificou com base em sistemas policiais, que o caminhão rampa que foi contratado ,de boa fé, para o transporte da máquina furtada em Valparaíso, estava realizando uma movimentação cruzando o estado de São Paulo em direção a Minas Gerais.
Assim que o caminhão iniciou o retorno, em um horário na madrugada que chamou a atenção, o SIG Valparaíso estabeleceu contato com a DEIC de Presidente Prudente, já que a rodovia em que o caminhão estava trafegando passaria por aquela cidade. Com a placa do caminhão rampa monitorado a DEIC de Presidente Prudente visualizou o caminhão e passaram a realizar um acompanhamento de forma velada à distância.
Enquanto mantinham o caminhão sob vigilância, notaram que ele estava com um trator embarcado e o vidro dianteiro estava estourado, e no momento do desembarque resolveram por abordar as pessoas envolvidas no ato. Foi realizada a prisão em flagrante de dois suspeitos, já que ficou constatado um grande esquema de furtos de máquinas agrícolas por parte dos abordados.
Com a troca de informações constante entre as delegacias de Presidente Prudente, Valparaíso e Ourinhos, foram levantadas informações que a região de Marília/Ourinhos na divisa com o Paraná, era base de operações da quadrilha. De posse dessa informação a DIG Ourinhos intensificou as investigações e o acompanhamento de máquinas agrícolas estranhas àquela região.
No final de outubro durante a elaboração de um flagrante pelo plantão da Policia Civil, o policial que atendeu a ocorrência notou nas fotos apresentadas que em um galpão com maquinário referente à terraplanagem, existia uma máquina agrícola que destoava da atividade principal da empresa averiguada.
As fotos então chegaram até o setor de investigações da DIG Ourinhos que identificaram o pulverizador com as mesmas características do furtado em Valparaíso. A DIG Ourinhos em contato com o SIG Valparaíso conseguiram acionar os responsáveis pelo Pulverizador que identificaram pelo menos 15 particularidades que possibilitaram relacionar ao trator furtado.
A Polícia Técnico Científica foi acionada para realização de exames periciais e comprovou adulteração de número de chassis. O Pulverizador agora aguarda os trâmites necessários para a devolução ao real proprietário. As investigações da Polícia Civil de São Paulo continuam em andamento para identificar os integrantes da quadrilha nas diversas cidades diretamente envolvidas, tanto quanto nos estados do Paraná e Minas Gerais.