A plataforma EAD Lab Criação completa no ano que vem cinco anos de existência. Ao longo desse período, o projeto tem disponibilizado gratuitamente uma série de webinários, vídeo aulas, oficinas e publicações para formação na área cultural.
O foco atual da plataforma são os ciclos voltados à formação de mulheres nas artes, mas há conteúdos também de interesse geral. As atividades são coordenadas e ministradas por profissionais ativas no cenário cultural brasileiro, com formação e vivência nas artes e cultura.
Quem não pôde acompanhar a evolução do programa em tempo real, ainda pode ter acesso a todo o conteúdo disponível. Basta criar um cadastro na plataforma, com login e senha, para dar início a leituras dos artigos e ao acompanhamento das aulas em vídeo.
Além disso, é possível consultar o fórum com várias dúvidas de pessoas que acompanharam o projeto em tempo real, respondidas pela equipe pedagógica.
Recentemente, o programa formativo online finalizou o 3º Ciclo Mulheres nas Artes, que abordou temas como planejamento e estruturação de projetos culturais, estratégias para captação de recursos, acessibilidade em projetos culturais, diversidade, preparação de orçamentos e cronogramas, gestão administrativa e financeira e outros temas.
Entre os assuntos explorados nos cursos, estão ainda reflexões sobre o papel social da arte e da cultura abordando questões de políticas públicas, economia, processos de pesquisa, criação e produção cultural.
Desde seu lançamento, em 2020, o Lab Criação já realizou quatro ciclos formativos: 1º Ciclo Mulheres nas Artes (2020), 1º Ciclo Cultura e Sociedade (2022), 2º Ciclo Mulheres nas Artes (2023) e 3º Ciclo Mulheres nas Artes (2024).
Há pouco tempo, o site e a plataforma EaD do Lab Criação passaram por uma repaginação visual e nos recursos de navegação. Além dos cursos e atividades anteriores, a plataforma conta também com a disponibilização de novas rodas de conversas e oficinas, além da publicação “Avaliação de Impactos Socioculturais do Projeto Lab Criação”.
O programa é viabilizado pela Lei Rouanet, com patrocínio da Smurfit Westrock e realização pelas empresas Bendita Prosa, Simpoiese e Girassol Incentiva.