A Polícia Militar Ambiental localizou, nesse domingo (10), uma onça-parda (Puma concolor) morta após atropelamento no km 55 da estrada vicinal SPV 035, em Presidente Epitácio – a cerca de 260 km de Araçatuba, no interior de São Paulo.
Conforme os agentes, o animal teria sido atropelado na noite do último sábado (9) e já estava em estado de putrefação, com presença de moscas e forte odor, impossibilitando a utilização para estudo científico e taxidermização.
De acordo com o G1, o felino possuía um “ralado” na região dorsal, que, segundo a Polícia Ambiental, seria o local onde recebeu o impacto. A concessionária que administra a via foi contatada e informou que devido ao estado de putrefação, não enviaria equipe ao local.
Os policiais contataram uma empresa sucroalcooleira, que forneceu uma máquina retroescavadeira para enterrar o animal.
Os moradores das proximidades foram questionados sobre o ocorrido, porém disseram que não tinham informações sobre o atropelamento já que a estrada liga o Distrito de Planalto do Sul a Presidente Epitácio e possui grande fluxo de veículos.
Onça-parda
Também conhecida como suçuarana, puma, onça-vermelha e leão-baio, a onça-parda (Puma concolor) é a segunda maior espécie de felino do Brasil, só ficando atrás da onça-pintada (Panthera onca).
Tem corpo alongado, com até 1,08 metro de comprimento. A cauda longa mede até 61 centímetros e a altura é de 63 centímetros.