O Sesc Birigui promove nos dias 9 e 10 de novembro (sábado e domingo) a Mostra Cultural Alinhavando Redes, reunindo diversos artistas de cidades que integram a microrregião de Lins (SP). O evento, que é gratuito e aberto a todas as idades, contará com apresentações de orquestra, sarau, exposições de artes visuais e literárias, destacando o trabalho e a criatividade de 34 artistas regionais que participaram do projeto Alinhavando Redes Culturais, que teve início em 2023.
A programação tem início no sábado (9), com seis exposições de artes visuais e literárias que propõem um olhar aprofundado sobre a identidade regional. Os visitantes poderão apreciar obras variadas, como o varal literário bordado por Tina Rosa e as pinturas de Fernando Machado que enaltecem a diversidade animal e a preservação ambiental. Essas exposições poderão ser vistas no sábado e no domingo, das 9h30 às 18h, na Área de Convivência.
Em literatura, destaca-se a exposição da obra “Diverso Inverso”, da poetisa Giovana Neves, lançada em maio deste ano, que inclui versões em áudio como recurso de acessibilidade. Contemplado pela Lei Paulo Gustavo do município de Lins, “Diverso Inverso” apresenta poemas que denunciam o marco temporal, o machismo estrutural e outros temas que afetam os grupos socialmente minorizados. Ainda no sábado, na abertura, a programação traz a estreia da Orquestra Educando, grupo formado durante o projeto Alinhavando Redes, com o show Brazuca, que apresenta obras de compositores brasileiros sob a condução de educadores musicais de Sabino (SP).
Sarau
No domingo, o público poderá prestigiar o Sarau Alinhavando Redes, com 13 apresentações que mesclam música, teatro, performances de dança e poesia, incluindo o grupo de choro Pé de Chinelo, que fará interpretações clássicas do chorinho, gênero musical genuinamente brasileiro.
A proposta dos artistas que integram o sarau é surpreender o público com uma apresentação diferenciada, resultado de um trabalho coletivo de ensaios e organização liderado pelo artista plástico e cênico Deraldo Ferreira Neto, que tem 30 anos de carreira artística.
Fortalecimento cultural
O projeto Alinhavando Redes Culturais foi concebido em 2023 como uma iniciativa colaborativa que visa integrar e fortalecer as expressões culturais nas cidades da microrregião de Lins. Idealizado a partir da pesquisa da atriz e produtora cultural Fátima Martins, o projeto criou uma rede que promoveu diálogos e trocas entre artistas e gestores locais, revelando tanto os potenciais quanto os desafios enfrentados pela cena cultural regional.
Por meio de encontros itinerantes, o Alinhavando Redes Culturais proporcionou capacitação e criação de vínculos entre profissionais de Lins, Guaiçara, Cafelândia, Getulina, Sabino, Promissão, Guaimbê, Júlio Mesquita e Araçatuba.
A Mostra Cultural Alinhavando Redes, agora, celebra os laços tecidos ao longo desse percurso, oferecendo ao público uma amostra do talento regional – participam da mostra artistas atuantes no projeto de seis cidades. Além de fortalecer as conexões estabelecidas, a mostra pretende inspirar novas iniciativas e ações formativas para o próximo ano, ampliando as perspectivas e o alcance do projeto.
As ações do projeto Alinhavando Redes Culturais, em 2023, foram realizadas pelo Sesc e contaram com o apoio das Prefeituras Municipais e dos Sindicatos do Comércio Varejista das cidades envolvidas.
Sobre o Sesc Birigui
O Sesc Birigui iniciou suas atividades em 1998, ainda como uma Unidade Provisória e oferecendo atividades para toda a região. Em 25 de novembro de 2017 foi inaugurada a Unidade Operacional do Sesc Birigui, um moderno complexo cultural e esportivo com 7.586 m² de área construída em um terreno de 9.525 m².
Por acreditar que as ações socioculturais são fundamentais para a educação coletiva e individual, o Sesc tem em suas unidades um espaço privilegiado para a realização de suas atividades. Concebido segundo esses princípios, a construção do Sesc Birigui priorizou em sua implantação uma proposta arquitetônica que integra o verde em torno do edifício por meio de estruturas transparentes.
Seguindo critérios democráticos na política de acesso e na qualidade da programação, a unidade proporciona o encontro e a convivência entre pessoas e as múltiplas formas de expressão da cultura, promovendo a cidadania e a disseminação do conhecimento em diversas áreas. As relações com a comunidade, a municipalidade, as empresas e instituições fazem do Sesc Birigui um polo de interatividade local. Mais informações em https://www.sescsp.org.br/birigui