Um grupo de moradores do conjunto habitacional Engenheiro Taveira estiveram na sessão ordinária da Câmara dos vereadores desta segunda-feira para protestar sobre a morosidade nas obras de implantação de galeria de águas pluviais no bairro. As ruas de terra estão com grandes valas abertas colocando em risco a integridade física dos moradores e segundo eles, algumas casas correm risco de desabar.
Os moradores reclamam que as obras estão paralisadas, com atraso e provocando muitos transtornos por conta de ruas intransitáveis. O serviço de coleta de lixo e transporte público estão prejudicados. Eles também afirmam que em algumas casas o abastecimento de água foi comprometido e em alguns pontos existe vazamento de esgoto, sem contar que há meses têm moradores que não conseguem guardar seus carros nas garagens.
Pelo contrato, assinado em janeiro, o prazo para conclusão das obras de implantação de galerias, cujo custo é de R$ 5,5 milhões, seria de seis meses. Ainda no primeiro semestre a prefeitura assinou contrato cm empresa para pavimentação do bairro, com custo de mais R$ 4,5 milhões.
No entanto, moradores afirmam que por um bom tempo não se via movimentação nas obras. Às vésperas das eleições colocaram uma máquinas para trabalhar, mas logo em seguida estava, segundo eles, tudo parado novamente.
Ausência
Um dos moradores que participou do protesto nesta segunda-feira, o Nerrinha, questionou a ausência da vereadora Regininha, que se diz defensora do bairro, assistiu a live feita pelos moradores em rede social mas estava ausente durante a sessão onde ocorreu o protesto. Ele disse que o vereador Dunga tentou questionar a manifestação, e agradeceu ao apoio recebido pelo grupo dos vereadores Arlindo Araújo e Gilberto Batata Mantovani.
Segundo ele, os dois vereadores ficaram de se reunir com os moradores para cobrar providencias e apurar exatamente a situação para informá-los sobre o que exatamente vem acontecendo.
Outro lado
A Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação informa que a obra de instalação de galerias no bairro Engenheiro Taveira está em andamento em uma área de topografia extremamente plana e se trata de um projeto de grande porte. Essas características, somadas ao impacto das recentes e intensas chuvas, têm dificultado o escoamento adequado da água, fazendo com que ela busque naturalmente os pontos mais baixos, como as valas. Esse fenômeno resulta em uma movimentação acentuada de água e terra nesses locais.
A construtora responsável pela obra está acompanhando diariamente o progresso dos trabalhos e, especialmente nos últimos dias, vem reforçando ações para minimizar os impactos das chuvas sobre a obra. Com objetivo de amenizar os transtornos causados.
Reforçamos que o cronograma da obra está em conformidade com o prazo estabelecido. O prazo de execução permanece fixado para 23 de março de 2025, com a vigência total da obra até 18 de setembro de 2025.
A administração municipal se solidariza com os moradores do bairro, pois sabe que toda obra gera transtornos; porém, eles esperam há mais de 100 anos por essa melhoria, que será concluída e entregue dentro do prazo.